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a nuvem cor de rosa

a nuvem cor de rosa

batata doce grelhada

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Olá!

O acompanhamento nas refeições principais são uma das coisas em que mais pensamos.

Eu adoro batata doce. Sou capaz de a comer do pequeno almoço até à noite. 

Há uns dias, estava planeada uma refeição de carne grelhada com acompanhamento de uma bela salada. Mas enquanto grelhava a carne na chapa, ocorreu-me a ideia de grelhar tb umas rodelas de batata doce. Assim, lavei rapidamente uma batata doce  e cortei-a em rodelas finas (com cerca de 2, 3 mm de espessura). Dispus as batatas na chapa, temperei com sal rosa dos Himalaias, alho em pó e oregãos. Deixei uns minutos, virei de lado e deixei mais uns minutos. Só vos digo... todos cá em casa adoraram e já repetimos mais algumas vezes!!

 

A verdade é que a batata doce tem inúmeras vantagens:

- tem um elevado teor de vitaminas, especialmente de betacaroteno;

- estimula a produção de melanina na pele;

- tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a estimulação do sistema imunitário e maior resistência a infeções;

- reduz a absorção de colesterol devido ao seu elevado teor em fibra;

- a fibra solúvel atrasa a absorção dos açúcares, conferindo à batata-doce um índice glicémico inferior ao da batata comum, o que permite uma maior regulação dos níveis de açúcar no sangue;

- pode ser confecionada de diversas formas, ou seja, cozida, assada, em puré, frita, como alternativa no prato principal à batata comum, ao arroz, à massa, etc. e pode ainda ser utilizada na confeção da base das sopas;

- pelo seu menor IG, pela sensação de saciedade prolongada que proporciona e pelo sabor adocicado que pode substituir o consumo de doces, ajuda na redução e perda de peso.

 

Por tudo isto, se ainda não consumiu batata doce hoje, não espere mais e siga o meu conselho na próxima refeição.

 

Abracinhos dos meus,

Catita.