Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

a nuvem cor de rosa

a nuvem cor de rosa

Qua | 30.08.17

Sopa de tomate

catita
          Por vezes não sei com o que acompanhar a proteína do prato principal e para fugir aos legumes no forno, às saladas variadas, ontem fiz uma sopinha. Acompanhei os meus bifes de peru grelhados com uma bela sopa!       Graças ao cultivo do marido da minha amiga Sandra, tenho a casa "inundada" de tomate. Já fiz molho de tomate para congelar e usar depois. Comemos saladas com tomate todos os dias. Estou a secar tomate para guardar em frasquinhos de vidro em vácuo. E (...)
Seg | 28.08.17

Bolo de banana

catita
Hoje deu-me o desejo do pão de banana. Há já algum tempo que não o fazia, porque com o tempo quente e as férias, a vontade não era muita. Mas, decidi hoje fazer uma versão diferente, uma versão "mais bolo e menos pão". Acho que ficou melhor ainda que a outra versão (que já tenho aqui no blog também).   Ingredientes: 2 chávenas de farinha (cerca de 200 gr) 150 gr de uma mistura nozes, amêndoas e passas 1 colher de chá de fermento sem glúten meia colher de chá de sal 4 (...)
Sab | 19.08.17

tarteletes de limão e mirtilos

catita
  A receita que usei para a  base das tarteletes já não é nova por aqui. Não quis uma receita de tarte convencional, queria uma massa mais fofinha e mais alta. Como gosto bastante da massa do bolo de limão e sementes de papoila e como acredito que é versátil, decidi arriscar e tentar em formato de tartelete. Funcionou!   Aqui o recheio é que nunca tinha experimentado.   Como me tinham oferecido limões, pensei num curd de limão. Adoro um bom curd de limão e decidi preparar (...)
Ter | 15.08.17

hamburguer de frango com gratinado de legumes

catita
  Comer saudável não tem que ser obrigatoriamente aborrecido. Não tem que ter necessariamente a ver com proteína grelhada, acompanhada de uma salada. Não tem que ser sempre a mesma carne ou peixe, os mesmos tomates e alfaces!   Um prático e saudável hamburguer de frango, hoje veio acompanhado de uns legumes gratinados no forno.   O hamburguer é saudável porque foi feito por mim, com carne de peito de frango que eu mesma piquei e temperei a meu gosto. E é prático, porque fiz (...)
Dom | 13.08.17

waffles

catita
  Ai, o domingo! Já vem de tempos muito antigos a ideia de que o domingo é o dia da semana dedicado ao astro Sol (daí a denominação em inglês de sunday, ou em alemão de sonntag. Domingo é um dia que combina com praia, água fresca, descanso e relaxamento. Domingo é dia de tomar um pequeno almoço daqueles em que também os olhos comem. Um pequeno almoço daqueles que nos faz aguentar mais tempo sem fome para aproveitarmos uma horinhas de sol na praia! Pequeno almoço tomado, (...)
Sab | 12.08.17

pão de microondas

catita
  Pão rápido, fofo, saboroso e sem glutén? É o que trago hoje. Não dá trabalho nenhum a fazer e para quem gosta de um pãozinho com queijo ao pequeno almoço, como é o meu caso, é uma ótima opção para variar a primeira refeição do dia.   Ingredientes: 2 colheres de sopa de farinha de trigo sarraceno meia colher de sopa de polvilho doce meia colher de sopa de farinha de alfarroba 1 ovo 3 colheres de sopa de água 1 pitada de sal 1 colher de chá de fermento sem glúten   Mi (...)
Ter | 25.07.17

Bolo de caipirinha

catita
  Olá! Ontem foi dia de aniversário cá em casa.  É sempre bom ter um pretexto para reunir família e amigos e, desta vez, presenteei-os com um bolo de caipirinha. Esta é uma daquelas bebidas de verão das quais tenho muitas saudades. Carregada de açúcar, há já bastante tempo que não bebo uma. Mas, festa é festa e num dia festivo como o de ontem, abri uma excepção. Não bebi caipirinhas, mas fiz um bolo com elas!! Resultou em sabor, porque o toque da lima é refrescante e (...)
Qua | 19.07.17

panquecas sem perder tempo

catita
Há dias em que me apetece tomar o pequeno almoço! Hoje foi um desses dias. Fiz umas panquecas, que faço tantas vezes, e acompanhei com frutos vermelhos, manteiga de amêndoa e um belo de um café!! Só vim aqui ao blog porque, muitas vezes, me dizem que se chateiam com o tempo que se perde a fazer o pequeno almoço, que não há tempo de manhã para perder com panquecas e "coisas do género" e que essa questão dificulta muito a escolha acertada daquilo que se deve comer de manhã. Em (...)
Ter | 11.07.17

pequeno almoço

catita
  Bom dia!! Em dia de folga, há tempo para preparar umas panquecas para o pequeno almoço. E hoje decidi experimentar fazê-las diferentes. Costumo usar banana, mas hoje a fruta veio fora da panqueca. Acompanhei com um kiwi, mirtilos e um café. E por cima da panqueca uma colherada de manteiga de amêndoa, da crocante.   Ingredientes: 2 ovos 2 colheres de sopa de farinha de araruta 1 colher de sopa de farinha de teff canela (muita!!)   É só misturar tudo muito bem e levar a uma (...)
Sab | 08.07.17

Peito de frango com caril

catita
  Sabor e cor! Hoje tinha uns peitos de frango para o almoço e não sabia como fazê-los. Peguei na wok e fui andando ao sabor dos aromas e das cores. Saiu um prato bem delicioso e bem ao jeito do verão!!   Ingredientes: 3 peitos de frango 1 cebola 2 dentes de alho 3 rodelas de gengibre fresco pimento encarnado leite de coco açafrão em pó caril em pó pimenta preta sal azeite hortelã   Preparação:     Comecei por cortar os peitos de frango em pedaços grandes e marinei-o numa (...)