Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

a nuvem cor de rosa

a nuvem cor de rosa

Dom | 11.03.18

bolinhos de cacau e alfarroba

catita
  Olá! Tenho andado tão ausente! Tão sem tempo para postar o que quer que seja... mas isso não significa que tenha deixado de me preocupar com a alimentação ou que tenha deixado de fazer receitas novas dentro do conceito paleo. Muito pelo contrário! Tenho feito muitos bolos, tenho andado ajudado a mudar alguns hábitos alimentares em algumas pessoas, tenho passado muito tempo na cozinha. Isso tira-me tempo ao computador, mas não as ideias e a vontade de vos mostrar o que faço. P (...)
Ter | 06.02.18

Tortilha de frango

catita
Olá! Ainda não vos contei, mas estou em whole30 desde o dia 1 de fevereiro! É verdade. Juntamente com 3 amigas, estamos neste aventura. E aventura porquê? Porque, realmente, é o descobrir de novas formas de nos alimentarmos, sem nada artificial, sem os maléficos açúcares, sem os tradicionais laticínios, sem as farinhas que estão em quase todo o lado. Mas, principalmente, sem desculpas! Não vale fazer batotas nem arranjar desculpas para desisitir.   E o que trago hoje para (...)
Sex | 02.02.18

Bacon caseiro

catita
  Olá! O bacon é um ótimo aliado nos nossos cozinhados. Dá um sabor delicioso aos nossos ovos de pequeno almoço, fica delicioso a acompanhar legumes variados no forno, etc., etc.  Por isso, decidi pôr mãos à obra e fazer o meu próprio bacon. Assim tenho a certeza de que não contém açúcar, nem aditivos desnecessários.    Fiz uma pequena quantidade porque tive receio que não ficasse bem e também porque não sabia quanto tempo iria durar em condições no frigorífico.    (...)
Sab | 20.01.18

Zoodles de batata doce

catita
Olá! Há já algum tempo que fiquei fã dos zoodles de curgete, mas ainda não tinha experimentado os de batata doce. Resolvi fazer ontem para o jantar e, ainda bem! São, realmente, uma boa opção para variar os acompanhamentos. Não sabia muito bem como cozinhá-los... Resolvi inventar e, correu bem! Na verdade, é muito fácil e rápida a preparação. Usei batata doce já cortada, que comprei no supermercado (não será a melhor opção, mas para experimentar resolvi fazer assim). (...)
Qui | 28.12.17

cheesecake de framboesas

catita
  Mais um cheesecake! Adoro este tipo de bolos e o Natal exigia uma sobremesa à altura do melhor cheesecake do mundo. Dá um bocadinho de trabalho a fazer, mas o resultado é bonito e saboroso.   Ingredientes: (para a base) 200 gr de flocos de aveia100 gr de uma mistura de frutos secos e passas60 gr de manteiga    (para o recheio) 400 gr de queijo quark 200 gr de queijo mascarpone 200 gr de natas frescas 10 gr de farinha de araruta 4 ovos grandes   (para a cobertura) 300 gr de (...)
Ter | 24.10.17

Atividade física vs exercício físico

catita
      O sedentarismo é um mal da sociedade atual. O nosso corpo foi criado para ter atividade e movimento e nós, nas últimas décadas, temos feito precisamente o oposto. Isto leva-nos ao tema de hoje. Atividade física e exercício físico, dois termos tão usados, mas que muitas vezes são confundidos. Existem diferenças entre eles? A resposta é sim e vamos falar delas. Atividade física corresponde a qualquer movimento feito pelos músculos levando a um gasto energético que (...)
Dom | 01.10.17

marmita escolar

catita
  Domingo à noite é tempo de organizar a semana que vai começar. A mochila da escola, a mochila do treino, as marmitas com o lanche, as roupas, entre outras coisas. Agora o que interessa é o lanche que a miúda vai levar amanhã para o lanche enquanto está na escola. É certo que lá ela pode comprar algo para comer quando lhe dá a fome durante a tarde. Mas, também é certo que as escolhas que vai encontrar  não serão as melhores. Por essa razão, gosto sempre de perder um (...)
Sex | 29.09.17

Croquetes de frango e batata doce

catita
  Croquetes! Os croquetes podem ser de carne de vaca, de porco, de frango, de camarão, de peixe... Os croquetes podem levar a nossa imaginação até onde quisermos que ela vá. São uma excelente opção para entradinha numa reunião familiar, funcionam muito bem em   festinhas ou mesmo num pic nic. São tão versáteis quanto práticos. E hoje o meu almoço foram uns belos croquetes. Há muito tempo que queria fazer os meus próprios croquetes, com a minha opção de recheio e sem (...)
Sab | 16.09.17

queques de aveia e amêndoa

catita
  Quem não gosta de comer um bolo num dia de festa, num lanche especial, ou simplesmente quando se merece um miminho? Este fim de semana, em que as temperaturas ameaçam descer, vai saber bem um lanche, numa mesa cheia de amigos. Cá em casa, este fim de semana vai haver um bolo de aveia com frutos secos. Sem açúcar adicionado, sem leite nem glúten, é uma opção saudável e deliciosa para miúdos e graúdos. Aqui fica a apresentação em forma de queques, que fiz com a ajuda da bimby.   (...)
Sex | 08.09.17

As lancheiras dos miúdos

catita
Olá!   O mês de setembro é o mês dos recomeços. As nossas crianças voltam às suas rotinas diárias, é o regresso à escola, o regresso aos treinos, etc.     Muitas vezes temos uma certa dificuldade em escolher o que lhes enviamos para lanchar e, basicamente tendemos a  recorrer aos lanches fáceis, às escolhas mais doces que encontramos nas prateleiras dos supermercados... Com o passar do tempo, e desde que escolhi a paleo como o estilo de vida que quero para a minha família, (...)