Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a nuvem cor de rosa

a nuvem cor de rosa

7 sugestões para um pequeno almoço paleo

Quem segue um estilo de vida paleo, em vez de manter uma alimentação à base de grãos, como massas, pães, arroz, feijão, e de todo o tipo de comida industrializada, como fritos, açúcar refinado e óleos polinsaturados, persegue o regresso às origens.

E, o pequeno almoço que siga o conceito paleo tem tudo o que precisa para ser nutritivo, saciante e saboroso. 

Assim sendo, vou deixar aqui hoje 7 sugestões de um bom pequeno almoço, sem laticícios, sem cereais, sem processados e sem açúcares adicionados. A ideia é comer "alimentos de verdade", sem passarem por processos de transformação. Falamos então de: vegetais, gorduras naturais, como o azeite ou o óleo de coco, carne e peixe, ovos, frutos, raízes e tubérculos. Os exemplos que trago são todos eles exemplos de refeições minhas, em casa ou no trabalho. Estes pequenos almoços exigem alguma organização na preparação dos alimentos e como começo o dia, muitas vezes, muito cedo, preparo tudo no dia anterior.

 

1. frittata

IMG_20180313_131535.jpg

 É um bom exemplo de organização no dia anterior. Aliás, este é um pequeno almoço que serve para vários dias, uma vez que rende várias boas porções. Costumo preparar uma frittata e guardar no frigorífico durante 3 ou 4 dias. Para além de facilitar no dia-a-dia pela sua fácil preparação, é também uma ótima opção para aproveitar restos que tenhamos em casa. O exemplo aqui apresentado é uma versão de bacalhau, mas poderá ter frango, salmão, atum, etc. Caso queira consultar a receita e modo de preparação, consulte o link abaixo:

https://anuvemcorderosa.blogs.sapo.pt/fittata-de-bacalhau-18995

 

2. Ovos mexidos com abacate e café

IMG_20180211_094123.jpg

Ovos mexidos são os nossos grandes amigos!!

Quem não come ovos mexidos ao pequeno almoço no estilo de vida paleo?

Eu não me canso deles e, arrisco a dizer, que um pequeno almoço sem eles não é digno desse nome!

Escolher um bom ovo, biológico de preferência, usar uma boa frigideira, com um fundo grosso para melhor distribuição do calor, colocar os ovos com ela ainda fria, não usar sal e só os bater depois, são bons truques para obtermos os melhores ovos mexidos do mundo! Depois, é usar a imaginação e ir variando os acompanhamentos. Para mim, há sempre café, e depois vou juntando cogumelos, espinafres, tomate cherry, abacate, saladas, atum, presunto, por aí fora.

 

3. peito de frango grelhado com frutos vermelhos e abacate

IMG_20180226_093120.jpg

Esta é mais uma opção para usar restos do jantar do dia anterior. Um peito de frango grelhado, um ovo estrelado, salada, abacate e frutos vermelhos. O que posso dizer mais? Já me apetecia que fosse de manhã...

 

 4. muffins de vegetais

PicsArt_06-13-12.58.23.jpg

Esta é uma opção que tanto podemos usar num pequeno almoço, como num pic nic, numa festa de aniversário, num almoço rápido, etc. É muito versátil e poderá ser usada em variadas ocasiões. Mais uma vez, podemos usar restinhos de refeições anteriores para a sua preparação. Caso queira consultar a receita e modo de preparação destes muffins, clique no link abaixo, tem um video com a demonstração:

https://anuvemcorderosa.blogs.sapo.pt/muffins-de-vegetais-11005

 

5. panquecas paleo

PicsArt_03-11-05.11.06.jpg

Para nós cá em casa, as panquecas são o pequeno almoço de domingo.

Como há mais tempo, como o dia começa com mais calma e como gostamos do nosso miminho, elegemos as panquecas como as rainhas de domingo.

Faço panquecas sem laticínios e estas são também sem farinhas. Uma excelente opção para começar o dia da melhor forma. Para consultar a receita e ingredientes clique no link abaixo:

https://anuvemcorderosa.blogs.sapo.pt/panquecas-de-amendoa-18329

 

6. pão de coco e chia

IMG_20170602_192308.jpg

O pão não faz parte daquilo que como diariamente, mesmo os pães sem glúten. Mas, muito esporadicamente, gosto de poder comer um pãozinho e este é o meu preferido. Não tem qualquer farinha e o sabor é muito bom. Clique no link abaixo para ver como preparar:

https://anuvemcorderosa.blogs.sapo.pt/pao-de-coco-com-chia-9846

 

7. sopa 

Esta última opção dispensa qualquer apresentação. Um pequeno almoço também pode ser um prato de sopa, qualquer uma que seja. Quando não tenho tempo para preparar nada e tenho que levar o pequeno almoço para comer no trabalho, é a minha opção.

 

Espero que estes exemplos sirvam para si e que o inspirem a mudar algumas coisas no seu dia-a-dia.

Abracinhos dos meus,

Catita.

 

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post