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a nuvem cor de rosa

a nuvem cor de rosa

Atividade física vs exercício físico

 

 

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O sedentarismo é um mal da sociedade atual. O nosso corpo foi criado para ter atividade e movimento e nós, nas últimas décadas, temos feito precisamente o oposto. Isto leva-nos ao tema de hoje. Atividade física e exercício físico, dois termos tão usados, mas que muitas vezes são confundidos. Existem diferenças entre eles? A resposta é sim e vamos falar delas.
 
Atividade física corresponde a qualquer movimento feito pelos músculos levando a um gasto energético que fique acima do seu nível de repouso. Quer isto dizer que estamos a falar de todas as atividades que desempenhamos no nosso dia-a-dia, quer façamos uma caminhada para passear o cão, quer estejamos a varrer a casa, tratar do jardim ou a correr para apanhar o autocarro. Estamos a falar de atividades não planeadas, que ocorrem pela necessidade natural de existirmos e de nos relacionarmos com o meio em que estamos inseridos.
 
No entanto, podemos caminhar, correr, saltar, etc, tendo um planeamento previamente estabelecido, uma duração, um ritmo, com o objetivo de melhorar ou manter uma ou mais das componentes de aptidão física. Aqui já entramos no conceito de exercício físico.
 
Tanto a atividade física como o exercício físico trazem benefícios para a saúde, mas é importante frisar que para sermos considerados ativos, teremos que nos exercitar, no mínimo, durante 50 minutos, 3 vezes por semana.
Só assim chegaremos às melhorias dos sistemas cardiovascular e respiratório, diminuição de massa gorda, diminuição do stress, aumento da força muscular, etc.
 
Aliar tudo isto a uma alimentação saudável, com equilíbrio entre os alimentos e a energia gasta, beneficia em larga escala a nossa sáude geral. Qual o melhor exercício para cada pessoa, qual o melhor para cada objetivo em particular? É um bom tema para refletirmos mais à frente.

marmita escolar

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Domingo à noite é tempo de organizar a semana que vai começar. A mochila da escola, a mochila do treino, as marmitas com o lanche, as roupas, entre outras coisas. Agora o que interessa é o lanche que a miúda vai levar amanhã para o lanche enquanto está na escola. É certo que lá ela pode comprar algo para comer quando lhe dá a fome durante a tarde. Mas, também é certo que as escolhas que vai encontrar  não serão as melhores. Por essa razão, gosto sempre de perder um pouco do meu tempo para lhe proporcionar uma alimentação melhor e saudável.

 

Amanhã vai levar uma maçã, amêndoas e dois bolinhos de aveia e coco. É desses bolinhos que trago a receitinha de hoje.

 

Ingredientes:

3 ovos

3 colheres de sopa de farinha de aveia (usei flocos de aveia triturados na bimby)

1 colher de sopa de coco ralado

1 colher de chá de bicabornato de sódio

5 alperces secos partidos em pedacinhos pequeninos

1 colher de sopa de açúcar de coco

3 ou 4 colheres de sopa de iogurte grego (fui adicionando colheres até obter uma consistência de massa desejada)

 

Preparação:

Misturei tudo com a varinha mágica, até ficar com uma massa homogénea e própria de bolo.

Depois de bem batido, verti nas forminhas de silicone e levei ao forno durante cerca de 20 minutos, a 180º.

Esta quantidade de massa rendeu 20 bolinhos em forma de patinha, o que equivale por alto a cerca de 8 muffins de tamanho normal.

 

Comer bem é fácil e gostoso.

Abracinhos dos meus,

Catita.