Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a nuvem cor de rosa

a nuvem cor de rosa

tarte de lima

PicsArt_06-06-09.43.53.jpg

 

Almoço em família, reunião de amigos ou simplesmente um jantar em nossa casa, todas são boas desculpas para fazer uma sobremesa e mimarmo-nos um pouquinho.

E num fim de semana quente como o que se avizinha, vai saber muito bem uma sobremesa fresca e leve. Palavras para quê? Vamos pôr mãos à obra!

 

Ingredientes para a base:

110 gr de ghee

150 gr de amêndoas

60 gr de farinha de coco

80 gr de farinha de araruta

2 ovos

1 colher de chá de sal

 

Ingredientes para o recheio:

400 gr de leite de coco

400 gr de natas frescas

sumo de 4 ou 5 limas

raspas das limas

5 gr de agar-agar

 

Preparação:

  • pré-aquecer o forno a 200º e barrar com ghee uma forma de tarte com 28 cm
  • colocar as amêndoas no copo da bimby e triturar 5 seg/ vel 10.
  • juntar os restantes ingredientes para a base e misturar 10 seg/ vel 4.
  • distribuir a massa pela tarteira usando um garfo e pressionando para que não fiquem bolhas de ar na mesma e levar ao frigorífico durante 10 minutos para repousar. Passado esse tempo, levar ao forno durante cerca de 5 minutos ou até a massa ficar ligeiramente dourada.
  • com o copo da bimby limpo e com a borboleta encaixada, misture o leite de coco, as natas, o sumos das limas e misture 15 seg/ vel 4.

 

Nota: A mistura tornar-se-à num creme denso devido à reação das natas com a acidez do sumo da lima. No entanto, acrescentei 5 gr de agar-agar para criar um creme mais sólido.

Esta tarte é um pouco ácida, devido às limas. Caso queira um creme um pouco menos ácido poderá acrescentar algumas colheres de colher sopa de açúcar de coco ou um pouco de mel. Caso queira que a base também adoce um pouco, poderá juntar às amêndoas algumas passas ou ameixas secas.

 

Abracinhos dos meus,

Catita.