Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a nuvem cor de rosa

a nuvem cor de rosa

Sopa de tomate

PicsArt_08-30-11.13.03.jpg

 

 

 

 

 

Por vezes não sei com o que acompanhar a proteína do prato principal e para fugir aos legumes no forno, às saladas variadas, ontem fiz uma sopinha. Acompanhei os meus bifes de peru grelhados com uma bela sopa!

 

 

 

Graças ao cultivo do marido da minha amiga Sandra, tenho a casa "inundada" de tomate. Já fiz molho de tomate para congelar e usar depois. Comemos saladas com tomate todos os dias. Estou a secar tomate para guardar em frasquinhos de vidro em vácuo. E ontem, decidi fazer uma sopa de tomate, que nunca tinha experimentado.

 

 

 

O tomate é um fruto originário do continente sul-Americano. Foi introduzido na Europa pelos Espanhóis como uma curiosidade e pela beleza dos frutos, já que se desconhecia todo o seu potencial gastronómico. Devido aos frutos grandes e vermelhos pensava-se mesmo que seriam venenosos. É conhecido o caso de um inglês que juntava multidões nas feiras para o verem a comer tomates como se trata-se de uma verdadeira façanha.

 

 

 

Apesar de ser um fruto, é usado na cozinha como um vegetal e tem inúmeros benefícios para a saúde. É uma grande fonte de antioxidantes e fitonutrientes, ambos associados à redução do risco de cancro, sendo os três mais comuns, e mais poderosos a vitamina C, a vitamina A  e o beta-caroteno. Também contém boas quantidades de magnésio e vitamina E. No entanto, ele é rico em licopeno, um composto antioxidante que está associado à redução do risco de doença cardíaca, e que possui propriedades anti-inflamatórias ajudando na prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.

 

 

 

 

 

Mas vamos ao que me trouxe aqui: a receita da sopa de tomate.

 

PicsArt_08-30-11.14.35.jpg

 

 

Ingredientes:

 

1 dente de alho

 

50 gr de cebola

 

30 gr de azeite

 

700 gr de tomate cortado em pedaços

 

1 colher de chá de sal

 

1 colher de chá de oregãos

 

500 gr de água

100 gr de iogurte natural

 

3 ou 4 folhas de mangericão

 

 

 

Preparação na bimby:

 

Colocar no copo o alho, a cebola e o azeite e picar 3 seg/vel 5.

 

Refogar 2 min/120º/vel1.

 

Adicionar o tomate, o sal e os oregãos e picar 5 seg/ vel5.

 

Adicionar a água e cozer 15 min/100º/ vel2.

 

Adicionar o iogurte e o mangericão e triturar durante 1 minuto (da vel 5 até à 7).

 

 

 

Provem uma bela sopinha de verão, leve como se quer, mas saborosa.

 

 

 

 

 

Abracinhos dos meus,

 

Catita