Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a nuvem cor de rosa

a nuvem cor de rosa

leite de coco caseiro

IMG_20170514_193158.jpg

O leite de coco é tradionalmente usado para a preparação de receitas indianas e tailadesas. Recentemente, é cada vez mais, usado em sobremesas, smoothies, etc.

Este é um leite que possui inúmeros benefícios para a nossa saúde. Os seus ácidos gordos ajudam na perda de peso, são antimicrobianos, antibacterianos, anticancerígenos, antivirais...

 

Ontem decidi experimentar fazer iogurtes com leite de coco.

Mas pensei... vão ficar caríssimos estes iogurtes!!

Não ficam!

Fiz o meu próprio leite de coco em casa. Assim economizei (porque usei um coco que me custou cerca de .80 centimos) e além disso, tenho a certeza de que o leite que usei é livre daqueles produtos químicos que sabemos fazerem mal.

 

Procedimento:

Abrir o coco e retirar a polpa. Retirar também a pele castanha escura (com um descascador de cenouras ou mesmo com uma faca).

Na bimby triturei a polpa do coco e juntei 1lt de água já quente.

Deixei repousar durante 20 minutos e triturei de novo mais 30 seg/ vel 8.

De seguida, é só filtrar com um pano de algodão fino e aproveitar o máximo de leite.

Pode repetir-se o processo mais vezes, obtendo-se um leite menos denso, mas que poderá ser usado na mesma, com propósitos diferentes.

Guardar o leite em garrafas ou frascos de vidro no frigorífico por poucos dias.

 

A polpa que nos sobra, podemos levá-la ao forno para secar, num tabuleiro, a 200º e usá-la como o coco ralado que estamos habituados a comprar.

 

Os iogurtes com este leite vou fazer mais logo e deixar abafados durante a noite. Se correr bem, amanhã digo qualquer coisa.

 

IMG_20170514_192937.jpg

Abracinhos dos meus,

Catita.