Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

a nuvem cor de rosa

a nuvem cor de rosa

bolo de alfarroba

IMG_20170429_193451.jpg

 

Pois é... parece ser um bolo de chocolate, mas este só entra na cobertura.

Na verdade, é um bolo de alfarroba. Já lá vai o tempo em que já nem os algarvios lhe davam a devida importância. Mas hoje, todos sabemos da sua mais valia na cosmética, na indústria farmaceutica e também na confeção de doces. Ela é rica em vitaminas A (que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão), B1 (que colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio) e B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), em fibras, cálcio, potássio e ferro, rica em açúcares naturais, mas com menos gordura que o cacau, ( enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais  como sacarose, glicose e frutose, em torno de 38 a 45%.

E hoje decidi fazer um bolo com farinha de alfarroba. Segui a receita do bolo base da Bimby, substituindo a farinha de trigo comummente usada, pela de alfarroba e tirando o açúcar.

 

Ingredientes:

4 ovos

120g de farinha de alfarroba

1 pitada de sal

1 colher de chá de canela

 

Preparação:

inserir a borboleta e colocar os ovos e bater 6 min/37º/ vel 4

de seguida bater mais 6 min/ vel 4

adicionar a farinha e o sal e envolver 5 seg/ vel 3

envolver com a ajuda da espátula e deitar na forma, levando ao forno a 180º, durante 20 a 25 min.

deixar arrefecer o bolo durante 10 minutos antes de o desenformar.

o bolo deverá estar completamente frio antes de o cortar para o rechear.

 

Eu recheei o bolo com uma camada de morangos esmagados, depois cobri com mais morangos às fatias e um pouco de iogurte grego. No fim cobri com chocolate negro com 75% de cacau derretido e decorei com morangos.

 

PicsArt_04-29-09.48.53.jpg

 

IMG_20170429_193415.jpg